terça-feira, 1 de março de 2011

Clareamento Dental

Olá pessoal, hoje irei falar sobre um assunto indagado por praticamente 90% dos pacientes nos consultórios odontológicos: o Clareamento Dental.
Em função da procura por uma estética cada vez melhor, os pacientes querem resultados rápidos e acessíveis, mas em sua maioria desconhecem as diferentes técnicas de clareamento, suas indicações e seus resultados.
Temos 2 possibilidades de clareamento: o Clareamento Caseiro, e o clareamento profissional, com ou sem laser.
O clareamento dental caseiro é uma das formas mais utilizadas para fazer um clareamento dentário pois oferece várias vantagens, desde o preço que é mais barato que os clareamentos dentais profissionais e a conveniência de fazer o clareamento no conforto da sua casa.
Fazer o clareamento dental caseiro é simplesmente aplicar o gel nos moldes, aplicar na boca, limpar excessos e manter o molde durante o tempo indicado.
Na maioria dos casos os clareamentos caseiros para utilização com moldes são géis grossos e espessos baseados em peróxido que são embalados em pequenas seringas. Deve-se aplicar gotas de gel ao longo de cada molde e depois o molde é posto na dentição.
Para minimizar a quantidade usada em cada aplicação de gel clareador, o gel só deve ser posto na parte do molde que toca na frente dos dentes e só nas partes do molde que corresponde aos dentes a serem tratados (os que estão visíveis quando sorri).
O tempo de tratamento pode ser reduzido com a utilização de um gel de clareamento com uma concentração mais elevada de peróxido. A desvantagem da concentração mais elevada é o aumento dos efeitos secundários.
Qualquer tipo de gel de clareamento, com concentração alta ou baixa, vai produzir o mesmo tom de clareamento no final do tratamento. A única diferença é que um demora mais tempo do que o outro.
Muitas pessoas optam por fazer o clareamento dental durante a noite, enquanto dormem. A vantagem disto é que a quantidade total de gel utilizada e o número de tratamentos vão ser mínimos. Isto porque cada aplicação do gel de clareamento dental vai ficar no molde o tempo suficiente para dar o efeito completo. Os tratamentos de clareamento dental caseiro feitos à noite são especialmente efetivos para as pessoas que tem manchas nos dentes mais teimosas.
Depois do clareamento dentário estar finalizado há um período de aproximadamente 2 semanas em que a cor dos dentes pode voltar um pouco atrás até estabilizar. O periodo de tratamento necessário para um clareamento dental caseiro varia dependendo do vários fatores como a concentração do peróxido e o tipo de manchas existentes. Na maioria dos casos os pacientes vão ter 90% dos resultados num período de duas semanas com tratamentos diários de 2 horas.
O efeitos do clareamento dental tem durações variadas, mas na maioria das vezes a cor “satisfatória” pode ficar de um a três anos.
No clareamento profissional, o dentista vai isolar os dentes com uma barreira gengival para proteger as gengivas e os lábios. O peróxido do gel de clareamento dental utilizado nos clareamentos profissionais são cáusticos e podem irritar ou danificar tecidos orais macios. Para proteger esses tecidos o dentista vai isolar os dentes que vão ser clareados. Eles fazem isso colocando uma barreira gengival.
O dentista seca os dentes e aplica o gel de clareamento dental na superficie dos dentes, também chamado de peróxido. Os géis de clareamento de consultório são normalmente pastas espessas ou géis que são aplicados com um pincel ou com espátula.
Opcional: Utilização de um Laser ou Luz de Ativação do Gel de Clareamento
Na maioria dos sistemas de clareamento dental de consultório o gel tem de ser “ativado” através de uma fonte de luz. Teoricamente esta “ativação” diminui o tempo de tratamento ou torna o gel de branqueamento mais efetivo. Nem todos os sistemas profissionais incorporam este passo da “ativação” no seu protocolo. A necessidade de uma luz de “ativação” não é universalmente aceita por dentistas nem é universalmente apoiada na literatura odontológica.
Este tipo de clareamento dentário é completado normalmente entre 60 e 90 minutos de consulta, dependendo das características do produto que é utilizado. Uma sessão de clareamento pode consistir numa aplicação singular ou em múltiplas aplicações do peróxido de hidrogênio.
O clareamento dental profissional é contra-indicado em casos de sensibilidade dentária, pois o produto utilizado para clarear os dentes nesse tipo de clareamento é mais concentrado, provocando um aumento da sensibilidade dentária em quem já apresentava esse sintoma, ou provocando o aparecimento de tal sensibilidade em pacientes sem esse sintoma.
Já o clareamento caseiro apresenta menores efeitos secundários por seus géis serem menos concentrados, e automaticamente, menos agressivos.
O que deve ficar bem claro para os pacientes que se submetem a esses procedimentos, é que não existe BRANQUEAMENTO dentário. Cada pessoa possui uma coloração dentária própria, e os clareamentos, tanto o caseiro quanto o profissional, se propõem a diminuir a coloração dos dentes dentro da sua escala própria de cores, ou seja, os dentes não ficarão BRANCOS, a menos que a composição dos dentes do paciente seja esbranquiçada.
A maioria das pessoas possuem os dentes em tons amarelados, e o clareamento dental descolorirá a dentição em tons mais claros dentro do amarelado inicial.

Um comentário:

  1. Bom post para ler. Obrigado por compartilhar conosco. Continuem o grande trabalho eu estarei visitando o seu blog.
    branqueamento dentário

    ResponderExcluir